CONTRATE UM PROFISSIONAL

São muitas as maneiras de decorar um ambiente...
QUAL SEU ESTILO DE MORAR?
Dicas de Decoração para tornar seu ambiente mais agradável e interessante.


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jardim Vertical

O Jardim vertical está super em alta, visto que as pessoas estão morando cada vez mais em espaços menores. Para quem quer muito um espaço verde ou um jardim, mas não tem espaço, aí vai uma dica: O Jardim Vertical.
 Existem vária maneiras de ter um e você mesmo pode fazê-lo.

Com fibra de coco:

Como fazer?
  1. Impermeabilize muito bem a parede que irá revestir. Existem produtos apropriados para isso.
  2. Escolha, segundo o tamanho da sua parede, a forma de aplicação, se painéis ou placas com vasos.
  3. Fixe as placas na parede usando parafusos.
  4. Se desejar, instale mangueiras de irrigação. Se a parede for alta, isso facilitará a sua vida. Nesse caso consulte um especialista.
  5. Coloque terra, adubo e plante suas plantas preferidas da forma tradicional.

Placa com vaso de fibra de cocoParede com painéis e vasos de fibra de coco

O bom é que a água que escoa desde lá de cima, cairá sobre o vaso embaixo e assim até o chão. Se a sua parede é externa não há nenhum problema. Se for numa varanda, acople canaletas reservatórias na base da sua parede para controlar o excesso de água das regas.
As plantas mais indicadas para criar volume e dar vista a um jardim vertical, são os aspargos e as ripsalis, que quase nem precisam de terra. Tem também as samabaias. Na medida que crescem, dão vista e fecham os espaços entre os vasos. Mas você pode colocar as flores que desejar, como orquídeas, por exemplo, intercalando com os aspargos. Consulte sempre seu jardineiro sobre a melhor forma de adubar as suas plantas e preste atenção na quantidade de luz que sua parede recebe. Isso é muito importante.
Tenha em sua mente que as plantas e flores levarão algum tempo para chegarem ao resultado pretendido, mas o esforço e a paciência valerão à pena.

(fonte: Site do Artesão)

Existem ainda a opção em cimento ou bloco:


ou cerâmica, c/ vasinhos na parede:




até garrafa pet:




Atenção ao optar pelas plantas no seu jardim vertical,deve-se lembrar as condições que o ambiente oferece, para sua melhor adaptação.Uma dica é o uso das bromélias, pois estão acostumadas com a verticalidade em seu habitat natural,absorvem os nutrientes necessários da atmosfera para o seu desenvolvimento. É importante escolher um local onde as plantas possam receber alguma luz natural e definir que tipo de planta é a mais adequada ao ambiente.